Página Inicial » Sem categoria » Comunicados Importantes » PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE)!

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE)!

Categoria: Comunicados Importantes Educação Notícia Saúde data: 11-08-2020

 

 

 

Diante do cenário vivenciado a Prefeitura Municipal de Verdelândia juntamente à Secretária Municipal de Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), lançou nesta terça-feira, 11 de Agosto, a cartilha sobre promoção da saúde em meio à pandemia global do novo coronavírus (Covid-19). O programa faz parte da política intersetorial das Secretarias Municipais de Saúde e Educação. Os informativos foram distribuídos na residência familiar de cada criança por meio dos agentes comunitários de saúde e tem por finalidade, nesta primeira edição, ajudar os pais a estabelecer ações preventivas com seus filhos respeitando cada faixa etária.

A primeira edição conta com cinco vertentes: Temas:

-Acidentes Domésticos

-Cuidados com a Saúde Bucal

-Desenvolvimento Psicomotor

-Higiene e Cuidados com o Corpo.

 

A coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Nagila Daiane, explicou quais são os principais temas elaborados para a confecção da primeira cartilha, destacando seu público-alvo.

Considerando o atual cenário da pandemia, o PSE criou a cartilha para orientar os responsáveis sobre como evitar acidentes domésticos, uma vez que as crianças permanecem em casa, e alguns pais estão trabalhando. Além dos cuidados básicos para prevenir acidentes com os pequenos, o material engloba ideias para o desenvolvimento psicomotor com brincadeiras utilizando recursos simples e muita criatividade no espaço residencial. Os lembretes com a saúde bucal e outros cuidados com a higiene pessoal também estão expostos na cartilha. O material é fechado com chave de ouro com um guia de exercícios didáticos, uma boa tarefa para memorizar os cuidados contra a Covid-19. A intenção é compartilhar materiais que busquem levar a promoção de saúde tanto física quanto mental. O público-alvo da primeira cartilha são os pais que, às vezes, pelo cansaço, acabam dispersando algum detalhe, sendo assim, de extrema importância desenvolver ações preventivas de acordo com a capacidade física e mental de cada faixa etária – destaca, finalizando com a mensagem incentivadora “Fique em casa, fique bem!”.