Página Inicial » Assistência Social » Curso de Formação em Saúde Mental, Crack, Álcool e Outras Drogas

Curso de Formação em Saúde Mental, Crack, Álcool e Outras Drogas

Categoria: Assistência Social data: 23-09-2019

Foi com muita alegria que iniciamos hoje o “Curso de Formação em Saúde Mental, Crack, Álcool e Outras Drogas” para ACSs, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do município de Verdelândia/MG. Organizamos a abertura do evento convidando toda a Rede do município para conhecer de perto o projeto. O nosso convite foi ouvido com muito carinho e alguns atores desse Rede compareceram, entre eles, CRAS, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, entre outros. Na abertura tivemos a fala do Jacson Secretário de Saúde, José Welton Coordenador da Atenção Primária e também da Secretária de Desenvolvimento Social, todos desejando sucesso para os participantes, uma vez que entendem a importância desta temática, e também da capacitação dos profissionais de ponta para ofertar um mais sensível e cuidadoso a estas demandas. Eu, na condição de tutora presencial do curso, realizei alguns esclarecimentos quanto os objetivos do curso e logo após deliciamos um saboroso café da manhã. Após este momento, iniciamos as atividades esclarecendo os objetivos do primeiro encontro, alguns contratos de trabalho e logo após com a Dinâmica da Teia. Com esta dinâmica tivemos a oportunidade de conhecer o perfil da turma, além de suas expectativas para o curso, o gelo foi quebrado para iniciarmos então nossa caminhada. Seguimos com o mapeamento do território, momento muito prazeroso e de grandes descobertas. A turma foi dividida por ESF e tiveram a oportunidade de mapear o território onde atuam, identificando potencialidades, deficiências, locais de cuidado, lazer, conhecendo assim a importância de cada ponto da Rede. Este momento foi de extrema importância, os Atenfs puderam compreender melhor o conceito de Rede e de Território. Com as apresentações do trabalho o objetivo do primeiro momento foi atingido com muito sucesso, pois nos rendeu grandes discussões e um olha mais crítico sobre o tema. Ao retornar do almoço realizamos a leitura do texto “Operacionalizando Conceitos” onde houve um entendimento ainda maior do assunto. Seguimos com o vídeo “”Crack, Crack”, como meio de sensibilizarmos sobre o tema, realizamos uma discussão ressaltando às vivências do cotidiano do cuidado em saúde. O momento foi importante para tratarmos de estigmas e preconceitos acerca da temática: drogas. Finalizamos com a atividade das consequências positivas e negativas em caso de excessos inclusive das drogas e o planejamento do trabalho da primeira dispersão. Ao final da primeira aula apesar do cansaço, era visível o quanto o curso já atingia seus objetivos iniciais. Os alunos foram embora motivados para a segunda aula e com a certeza que já não eram mais os mesmos. Assim disse uma ACS. Serão 5 encontros, com várias temáticas abordando a Saúde Mental. Quero agradecer ao Prefeito Jarbas por oportunizar este momento e entender a necessidade desta capacitação, ao SMS Jacson pela sensibilidade diante do tema, ao Coordenador da AP José Welton pelo desprendimento e apoio, ao Coordenador do CAPS1 Eduardo, pela militância no âmbito da saúde mental e por toda dedicação dispensada e toda equipe de logística, tudo lindo…perfeito, sem vocês seria impossível acontecer. Até o próximo encontro se Deus quiser!!!!